AED: UM PROGRAMA PIONEIRO

Atendimento Eletivo Domiciliar atinge a maioridade e é consagrado como um programa pioneiro em saúde suplementar

A prevenção está no DNA da Caberj Saúde, que há 21 anos decidiu criar um programa pioneiro de Gestão em Saúde de pacientes crônicos: o Atendimento Eletivo Domiciliar (AED), que em duas décadas acompanhou mais de 4 mil associados e seus familiares.

“O AED é um programa desenvolvido para fazer a gestão de saúde (com foco na prevenção de doenças e sinistros) de pacientes crônicos e domiciliados, ou seja, com dificuldade ou impedimento de serem atendidos ambulatorialmente”, explica o gestor médico domiciliar do AED, Leonardo Leibovici.

A coordenadora do programa, a enfermeira Marcela Ribeiro, salienta que o diferencial está na promoção de uma assistência multiprofissional especializada que presta uma atenção humanizada mediante as necessidades clínicas individuais. “O AED proporciona um acompanhamento domiciliar de forma integral, por meios de práticas de coordenação do cuidado, garantindo bem-estar, conforto e segurança ao associado, ao cuidador e aos seus familiares”, pontua.

QUEBRA DE PARADIGMA

O gestor médico, que é especializado em clínica médica, homeopatia e gerontologia, vai mais além. “O AED quebrou um paradigma na maneira como os pacientes crônicos domiciliados eram acompanhados anteriormente. Com o AED minimizamos a necessidade de o paciente buscar a rede hospitalar em manifestações clínicas que podem ser resolvidas em domicílio”, afirma Leibovici.

Atualmente o programa monitora pacientes com idades entre 60 e 100 anos – isso mesmo, o AED cuida de alguns associados centenários – dos quais 70% são mulheres. Os principais quadros são de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, quadros demenciais, infecções de trato urinário de repetição, infecções respiratórias, cardiopatias, entre outras.

APOIO FAMILIAR

A gerente de Saúde, Andréa Albuquerque Carneiro Leão, destaca que com o tratamento em domicílio, a interação com a família do paciente também é ponto importante do programa. “Tendo como base que o conceito de saúde é multifatorial, a participação dos familiares para que o paciente tenha cuidados em geral, possa desenvolver sua autonomia e mantenha sua interação social, é uma visão fundamental também para o tratamento”, explica.

Ela lembra que além do acompanhamento dos profissionais de saúde, os pacientes também são monitorados pela equipe da Gerência de Prevenção da Caberj que, pelo telefone e por meio de visitas domiciliares de assistente social, avaliam o serviço prestado ao paciente.

GESTÃO DA SAÚDE E BEM-ESTAR

A facilidade no acesso e a relação de confiança gerada entre todos os envolvidos no processo de cuidar “auxiliam na construção de tomada de decisões e contribuem para o sucesso do tratamento, promovendo melhor direcionamento na gestão do cuidado e mais qualidade de vida ao paciente”.

A coordenadora do AED, Marcela Ribeiro, afirma que o programa atinge a maioridade com resultados bastante positivos, entre os quais uma taxa menor de internação e também de período hospitalização (média de 6,8 dias), quando ela se faz necessária. “Isso é fruto direto das ações de monitoramento da equipe da Gerência de Prevenção e do contato frequente dos médicos do programa com a equipe de internista da Caberj Saúde”, observa.

“Os resultados obtidos reforçam a importância da assistência da equipe multidisciplinar e os benefícios do atendimento domiciliar, uma vez que proporciona promoção em saúde e prevenção de doenças”, conclui Marcela Ribeiro.

ATENDIMENTO ELETIVO DOMICILIAR
2277-9960