PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O CORONAVÍRUS
1. O que é Coronavírus? (COVID-19)
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias, como um simples resfriado até quadros graves (pneumonia e insuficiência respiratória).
O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
2. Curiosidade histórica do Coronavírus:
Coronavírus recebe esta nomenclatura, pois quando visto em microscopia, possui um formato de coroa.
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.
Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
3. Como o vírus é transmitido?
As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato (salivas; secreções mucosas do olho, nariz ou boca), está ocorrendo.
Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. A contaminação do vírus costuma ocorrer pelo ar ou contato pessoal, através:
· Gotículas de salivas;
· Espirro;
· Tosse;
· Catarro;
· Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
· Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
4. Qual o período de incubação do Coronavírus?
O tempo para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção, pode levar de 2 a 14 dias.
5. Qual o período de transmissibilidade do Coronavírus?
De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas. É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecido para o coronavírus, sugerido até o momento em uma média de 7 dias após o início dos sintomas. Durante o período de incubação e casos assintomáticos (sem sintomas) não são contagiosos.
6. Quais os sintomas do Coronavírus?
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.
Os principais sintomas conhecidos até o momento são:
· Febre;
· Tosse;
· Dificuldades para respirar;
· Coriza ou secreção nasal.
Importante: Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar a operadora de saúde para que possa ser direcionada a ajuda médica pertinente.
7. Tratamento para o Coronavírus?
Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:
· Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos);
· Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse;
· Ingestão de líquidos.
Importante: Os pacientes com desconforto respiratório, podem necessitar de internação em unidade de terapia intensiva. Lembramos que o associado/beneficiário deve entrar em contato com a operadora para direcionar ao atendimento médico correto (determinação da ANS).
Observação: O paciente com resultado positivo no exame, deve evitar aglomerações e permanecer em repouso domiciliar ou internação, conforme indicação médica, porém caso necessário contato com outras pessoas, deve utilizar máscara.
8. Utilização da máscara?
Importante informar que a máscara de proteção individual, possui efeito barreira por duas horas, sem considerar a manipulação constante por conta de incomodo. Considerando a manipulação constante a mesma torna-se ineficaz em sua proteção, aumentando o risco de contaminação, caso a pessoa não esteja com a doença.
9. Existe vacina para o Coronavírus?
Não existe vacina para o novo coronavírus, segundo a organização mundial de saúde este processo de desenvolvimento pode levar alguns anos.
10. A vacina da gripe protege contra o novo Coronavírus?
Não. A vacina da gripe protege somente contra o vírus influenza.
11. Como é feito o diagnóstico do Coronavírus?
O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). É necessária à coleta de duas amostras na suspeita do coronavírus.
Para confirmar a doença é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o RNA viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.
A operadora direcionará o associado/beneficiário para realizar o procedimento, após indicação médica nos casos suspeitos e seguindo as diretrizes de utilização da ANS.
12. Qualquer hospital pode receber paciente com Coronavírus?
Para um correto manejo clínico desde o contato inicial com os serviços de saúde, é preciso considerar e diferenciar cada caso.
Os casos suspeitos leves podem não necessitar de hospitalização, sendo acompanhados pela Atenção Primária e instituídas medidas de precaução domiciliar. Porém, é necessário avaliar cada caso.
A orientação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para os associados/beneficiários de planos de saúde privado é entrar em contato com a operadora, no qual passará a orientação e direcionará para o tratamento em rede credenciada (hospital).
13. Como prevenir contágio do Coronavírus?
Segundo epidemiologistas e a Organização Mundial de Saúde, os cuidados devem ser:
· Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;
· Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
· Evite aglomerações se estiver doente;
· Mantenha os ambientes bem ventilados;
· Não compartilhe objetos pessoais;
14. Tenho uma consulta agendada de forma eletiva (sem urgência), como proceder?
Em virtude da declarada pandemia do coronavírus, o associado/beneficiário deve avaliar o grau de importância junto com seu médico no comparecimento ou remarcação, pensando em evitar o deslocamento e exposição ao risco de contágio.
15. Tenho uma cirurgia agendada de forma eletiva (sem urgência), como proceder?
Em virtude da declarada pandemia do coronavírus, o associado/beneficiário deve avaliar o grau de importância junto com seu médico para a melhor tomada de decisão, evitando exposição ao risco de contágio.
16. Tenho um exame agendado de forma eletiva (sem urgência), como proceder?
Em virtude da declarada pandemia do coronavírus, o associado/beneficiário deve avaliar o grau de importância junto com seu médico para a melhor tomada de decisão (reagendar ou tomar as medidas preventivas), evitando exposição ao risco de contágio.
O Grupo Caberj preocupado com a segurança dos nossos associados/beneficiários, sugere adiar os agendamentos de exames que não são urgentes a fim de evitar a circulação de pessoas e diminuir o risco de transmissão do vírus.
17. Como ficarão as atividades nos ambulatórios (programa de promoção a saúde – Maturidade Caberj e AAG)?
Em virtude da declarada pandemia do coronavírus, as atividades dos programas eletivos ambulatoriais serão imediatamente descontinuadas, bem como oficinas, Grupos terapêuticos e consultas eletivas de rotina, seguindo orientações da OMS, evitando aglomerações.
Atividades de terapias seriadas (fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia) serão suspensas por tempo indeterminado. Todos os casos serão previamente avaliados pelo médico do programa que poderá sinalizar a manutenção sob condições específicas para casos selecionados.
18. Quais as referências de hospitais indicados pelo Grupo Caberj?
O Grupo Caberj indica caso de emergência os seguintes credenciados:
· Hospital Israelita Albert Sabin;
· Hospital São Lucas;
· Hospital Icaraí.
Observação: O Grupo Caberj, reforça a orientação de entrar em contato pelo telefone disponível antes de sair do seu domicílio.
19. Dúvidas, orientações, maiores esclarecimentos ou comunicação direta?
O Grupo Caberj disponibiliza dois canais diretos para dúvidas, esclarecimentos e orientações:
Gerência de Prevenção (21) 22779970 ou Central Médica tijuca (21) 3094-5056.
Diretoria Médica – Grupo Caberj