OUTUBRO ROSA: TODO JUNTOS CONTRA O CÂNCER DE MAMA

        O mês de outubro é o momento em que todos unem esforços para ampliar os debates e as ações com foco na conscientização do câncer de mama, que é o tipo de tumor mais comum entre mulheres, depois do câncer de pele não melanoma.

        De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil somará cerca de 66 mil novos casos de câncer de mama em 2020, número que corresponde a 29,7% de todos os diagnósticos de câncer registrados no país, sendo o de maior incidência entre mulheres. Ele também é responsável pelo maior número de óbitos – 17,5 mil em 2018. Por isso, é importante compartilhar informações - desde a prevenção até o tratamento -, e o Grupo Caberj toma a frente da discussão como especialista da área.

         Uma a cada 12 mulheres terá o diagnóstico de câncer de mama
         Um estudo da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) indica que uma a cada 12 mulheres terá um tumor nas mamas, até os 90 anos de idade. Porém, as chances de cura caso o diagnóstico seja feito no início da doença chegam a 95%. Por isso é tão importante prevenir e realizar todos os exames indicados pelo médico regularmente.

         Quais são os sintomas do câncer de mama
         O aparecimento de nódulo nos seios, geralmente indolor, duro e irregular, é o sintoma mais comum da doença. Mas também podem ocorrer tumores de consistência branda, globosos e bem definidos.
Outros sintomas comuns são:

  • edema (acúmulo de líquido) na pele, semelhante à casca de uma laranja;
  • retração cutânea;
  • mamilo invertido ou descamação do mamilo;
  • dor;
  • hiperemia (acúmulo de sangue).
Lembre-se que esses sinais devem ser investigados pelo médico. Eles podem estar relacionados a doenças benignas da mama.

         A prevenção começa no toque e no olhar
         Conhecer o seu corpo e saber o que é natural para ele é fundamental para garantir a sua saúde em todos os sentidos, especialmente a saúde das mamas. Por isso o autoexame de toque é tão importante. Ele pode ser realizado uma vez por mês, em frente ao espelho, e em poucos minutos você pode ajudar na detecção precoce da doença. Em caso de dúvidas sobre como realizar o autoexame, marque uma conversa com o seu médico.

         Buscando atender as demandas de nossos beneficiários, o nosso Centro Médico de Copacabana conta agora com uma Médica Mastologista. Para marcar uma consulta ligue para (21) 2277-9970 ou (21) 2277-9955.