Pré-natal odontológico: o que você precisa saber
Para celebrar o Dia do Cirurgião-Dentista comemorado neste 25 de outubro, vamos aproveitar para falar sobre o pré-natal odontológico. Você já conhecia esse tipo de cuidado?
O pré-natal odontológico é o acompanhamento da saúde bucal da gestante com intuito de prevenir e tratar de problemas bucais: doença periodontal e a cárie dentária, por exemplo. E dessa forma, melhorar a qualidade de vida tanto da gestante quanto do bebê.
“A gestação é caracterizada por várias mudanças corporais, entre elas, a alteração dos níveis hormonais. Essa oscilação favorece a instalação da doença periodontal que caso não receba a devida atenção, pode levar ao nascimento do bebê com baixo peso ou ainda parto prematuro”, afirma a dentista do Grupo Caberj Sueli Cavalcanti.
Quanto mais cedo, melhor
O pré-natal odontológico deve ser iniciado o mais cedo possível. Pois assim, o cirurgião-dentista poderá avaliar o risco de cárie e doença periodontal, bem como agir precocemente, seja através de procedimentos restauradores, procedimentos preventivos e/ou atividades educativas.
A gestante pode – e deve – ser tratada em todo o seu período gestacional, entretanto, o melhor período para intervenções é o segundo trimestre. É importante ressaltar que as emergências odontológicas também são possíveis e altamente recomendadas para gestantes.
“Pré-natal odontológico é sinônimo de amor e cuidado com você e com seu bebê ”, conclui a doutora Sueli, que ainda chama atenção para a importância do pré-natal do parceiro. Mas esse é um assunto para a próxima edição.
Até lá!